MÁRIO DE BALLENTTI - PRESIDENTE E DIRETOR ARTÍSTICO
Ator, diretor e pesquisador de Teatro de Animação desde 1980. Fundador da companhia Caixa do Elefante e natural de Rio Grande/RS, radicou-se em Porto Alegre a partir da década de 80, onde iniciou seu treinamento de ator com o grupo Pés na Terra, sob a direção de Maurício Guzinski e sob orientação de Nair D'agostini. Participou de espetáculos da Cia. Etceteratral (RS), sob a direção de Nestor Monastério e também atuou também no Grupo Depósito de Teatro (RS), sob a direção de Roberto Oliveira. Em sua formação, figura a Oficina de Direção coordenada por Margareta Nicolescu e a Oficina Cenografia, Espaço e Imagem, com Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo (MG), ambas no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994). Destaca-se também o workshop com a equipe do Canal +, em Charleville-Mézières (França), a oficina Teatro de Figuras, com o italiano Massimo Schuster, o Curso de Clown, na École Philippe Gaulier e o estágio de Training Back Stage, no musical Miss Saigon (Theatre Royal Drury Lane), ambos em Londres, além do curso Poética de la Cosa, com Maurício Kartun, na Casa de las Sirenas, em Sevilha (Espanha) e do estágio com a cia. francesa Houdart-Heuclin, sob direção de Dominique Houdart. Atuou como manipulador em vários programas de televisão, entre eles: Pandorga (TVE/RS), A Turma do Arrepio ( Rede SBT/MANCHETE), TV Colosso (Rede Globo) e programas educativos da TV FUTURA. Manipulando o boneco Abelardo, apresentou-se em diversos festivais internacionais na Europa, América do Norte e América Latina. Atuou como o mestre de cerimônias do festival SESI Bonecos do Brasil/Mundo, apresentando-se em todas as capitais do país, atualmente e dirige o espetáculo “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro” – premiada montagem para público infantil de 0 a 3 anos.
DIEGO KURTZ VICE-PRESIDENTE
Atua profissionalmente com teatro de bonecos desde 1997 quando fundou a Cia Bonecos da Gente. Em sua produção artística esta presente a figura humana, a poesia, a saúde e a cultura popular. Participou do grupo De Pernas Pro Ar de 2008-2014 no espetáculo “Mira”. Atualmente integra o grupo Caixa do Elefante como ator/manipulador no espetáculo “Bom Pra Cachorro". Está na fase de conclusão de Mestrado Profissional com pesquisa em teatro de animação com objetos hospitalares. Principais participações como ator/manipulador: 2015- 8° FENATIFS – BA. 2014 – Circuito SESC das artes – SP (com o Grupo de Pernas Pro ar). 2009 - 21° Festival Internacional de Teatro de Bonecos – Canela/RS. 2008 - 20° Festival Internacional de Teatro de Bonecos – Canela/RS. 2007 - 53ª. Feira do Livro de Porto Alegre. 2004 - 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos - Porto Alegre/RS. 2003 - Fórum de Cidades Periféricas/Nanterre/FR.
MARIA APARECIDA HEROK - TESOUREIRA E SECRETÁRIA
Maria Aparecida Herok é formada em Pedagogia (Unisinos/RS) e possui pós-graduação nas áreas de Administração de Ensino (Unisinos/RS), Economia da Cultural (UFRGS/RS) e Gestão de Pessoas (FGV/RS). Há 30 anos, atua na área cultural como empreendedora atuando como proponente, coordenadora geral, curadora e agente de Projetos Culturais. Também opera no campo cultural como captadora de recursos, consultora e articuladora de projetos tailor-made para empresas. Presta serviços como diretora de produção e gestora de projetos para artistas e instituições do terceiro setor. Como coprodutora, atua ao lado de empresas na recuperação e restauração de Patrimônio Cultural, tendo em seu currículo a revitalização de três importante espaços do RS – Casa João Goulart e Museu Getúlio Vargas (São Borja/RS) e Casa das Artes SEMEC II (Novo Hamburgo/RS). Tem expertise em projetos de circulação e turnês no âmbito estadual e nacional, tais como Lâmpada Mágica (RS),Sonoras Energias (RS), Concertos no Interior do RS com várias Orquestras desde 2000, DENTROFORA (Brasil) e Cia Stravaganzza (Brasil). Desde 2012, é gestora do Prêmio Empreendedor Cultural, que visa estimular e premiar a inovação cultural em municípios do interior do RS. Tem patrocínio direto da AES Sul. Ministra palestras e cursos sobre Empreendedorismo Cultural e Articulações e Implantações de Sistemas de planejamento e gestão de projetos socioculturais.
OTTO HEROCK PACHECO - CONSELHO FISCAL
Otto Herok- Assessoria de imprensa e gestão de redes sociais Otto Herok Netto é jornalista, pós graduado em Jornalismo Digital, pesquisador musical, assessor de imprensa, produtor cultural e gestor em rede sociais. Foi sócio da empresa Cida Planejamento Cultural durante mais de 10 anos, onde exerceu diversos cargos. Trabalhou como repórter e apresentador nas rádios Transamérica e Guaíba. Acumula experiência de mais de 7 anos na Record TV, onde foi produtor, editor de texto e editor-chefe. Atualmente, trabalha no setor de esportes da RBS TV e é sócio da Gato Preto Comunicação.
GLAUBER LENON MONROE KURTZ - CONSELHO FISCAL
Bonequeiro há mais de 20 anos. Paixão surgida de oficinas, cursos e eventos da escola gaúcha do teatro de bonecos. Fundou com o irmão a Cia. Bonecos da Gente onde circulou com performance musical. Já atuou com grupo De Pernas Pro Ar no espetáculo MIRA, e ministrou oficina de construção e manipulação de gigantes no Ponto de Cultura Têia Viva. Atualmente é membro do conselho gestor da Cia. Caixa do Elefante.
CARMEN LÚCIA DOS REIS LIMA - CONSELHO FISCAL
Carmen Lima, natural de Porto Alegre, formada em Pedagogia atua como educadora, mediadora de leitura e oficineira na E.E.E.F. Coelho Neto. Atua no Coletivo de Arte Bando de Brincantes como atriz, bonequeira e brincante.
Integra Grupo Contadores de Histórias da Feira de Porto Alegre.
Integra Sopapo Poético,Ponto Negro da Poesia e do Coletivo de Poesia Mulheres Negras com poemas autorais.
Em decorrência de atuação como bonequeira no Programa Pandorga TVE, participa da Cia Teatro de Bonecos Caixa do Elefante como colaboradora associada.