Foto Gisele Knutez
Em comemoração aos 25 anos da Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, PETROBRAS apresenta a nova montagem da Cia: Prólogo Primeiro
Com direção e concepção visual de Paulo Balardim, espetáculo faz apresentações, em Salvador, no festival FILTE Bahia, nos dias 17 e 18 de setembro
Depois da estreia em Porto Alegre e das apresentações em Florianópolis, Curitiba, Belém, Palmas e São Paulo a companhia segue em turnê nacional
A nova montagem da Caixa do Elefante Teatro de Bonecos é uma adaptação de dois textos inéditos no Brasil: Prólogo Primeiro e O fim do Sr. Peixe e da Sra. Espinha, do dramaturgo, diretor e cenógrafo britânico Edward Gordon Craig (1872-1966).
Com patrocínio da PETROBRAS, o espetáculo ganhou o nome de uma das obras, Prólogo Primeiro. Com direção e concepção visual de Paulo Balardim, a peça chega a Salvador para apresentações nos dias 17 e 18 de setembro, no Teatro Martim Gonçalves, como parte da programação do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTE Bahia). Prólogo Primeiro integra o cronograma de atividades do Projeto Caixa do Elefante 25 anos. Depois da estreia em Porto Alegre e das apresentações em Florianópolis, Curitiba, Belém, Palmas e São Paulo a companhia segue em turnê nacional por Salvador, Natal, Fortaleza e Rio.
Um dos expoentes da vanguarda teatral do século XX, Edward Gordon Craig, cuja concepção teatral foi caracterizada por seu peculiar antinaturalismo e pureza cenográfica, criou a escola Gordon Craig School for the Art of Theatre, em Florença, na Itália, e foi fundador da revista The Mask. No ano em que completa 50 anos de sua morte, a Caixa do Elefante traduziu e adaptou os textos Prólogo Primeiro e O fim do Sr. Peixe e da Sra. Espinha. As obras compõem um projeto inacabado do autor: The Drama for Fools, que consistia na escritura de 365 peças para teatro de marionetes, sendo uma para cada dia do ano.
“Como cenógrafo, Craig revolucionou vários aspectos da estrutura teatral. Ele sempre foi muito revoltado com a presença do ator em cena. Ele propõe um novo modelo de atuação, de ator e, para isso, usa a figura da supermarionete, que seria o ator ideal”, explica Balardim. “Estamos buscando dialogar com o que o Craig propunha: a presença de um ator que não esteja no topo da hierarquia da cena, mas que se relacione com os outros elementos de uma maneira um pouco mais homogenia”, conta o diretor.
O espetáculo Prólogo Primeiro propõe um experimento de animação em que atores e bonecos compartilham o mesmo corpo. O boneco precisa ser completado com o corpo do ator. Um precisa do outro para existir. Em cena, Viviana Schames e Renato Turnes usam técnicas variadas de manipulação que os colocam em diferentes estados de participação durante a apresentação. “Os textos têm uma linguagem muito parecida com o que chamamos de teatro do absurdo. São muito simbólicos e trabalham com um fluxo de pensamento rápido, explorando as qualidades que os bonecos têm. Apresentamos alguns entre quadros que estão mais próximos da dança do que de um teatro textual”, diz Balardim.
SERVIÇO > Salvador
Espetáculo: Prólogo Primeiro
Dias e horários: Dia 17 de setembro, às 20h, e no dia 18, às 16h e às 20h.
Classificação Etária: 14 anos.
Capacidade: 192 lugares.
Local: Martim Gonçalves
Endereço: Av. Araújo Pinho, 292 - Canela, Salvador - BA
Telefone: (71) 3283-7862
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Duração: 50 minutos.
A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS