Franceses ficaram no Espaço Residência Artística Vale do Arvoredo.
A Cie. Animatière surgiu em 2008 em Nantes, França, com o encontro de David Lippe e Perrine Cierco, oriundos da ESNAM (Ecole Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette – Charleville/Mezières). Por meio de colaborações com outros artistas, experimentam diversas formas teatrais, com ênfase no Teatro de Animação, contando o universal de um ponto de vista sensível através dos bonecos.
Com o patrocínio da PETROBRAS, o intercâmbio que integra o cronograma de atividades do "Projeto Caixa do Elefante 25 anos", foi realizado no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter, entre 18 e 22 de fevereiro de 2016, em tempo integral.
Neste intercâmbio foram abordados aspectos da pedagogia do Teatro de Animação, numa reflexão teórico e prática sobre o corpo do ator em relação com o objeto animado e sobre os diferentes processos de constituição desse corpo. Essas reflexões aproximam-se do atual campo de pesquisa da Caixa do Elefante, que está em processo de produção de seu novo espetáculo, com estreia prevista para o próximo mês de abril.
O intenso convívio entre as companhias teatrais, apontando suas singularidades e similaridades artísticas e culturais, num local de profundo contato com a natureza e de dedicação à arte, estimulou significativos efeitos no desenvolvimento da produção artística e no próprio entendimento de seus processos e procedimentos.
David Lippe, na ocasião, também ministrou o Curso “Técnica e Criatividade”, no mesmo local, contando com a participação de sete outros artistas de diferentes áreas, com os quais os conhecimentos puderam ser discutidos e praticados.
Contato: caixadoelefante@gmail.com
A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.