No dia 07 de agosto, às 16:30, acontece no Teatro DUSE, Rio de Janeiro, o lançamento da 13º Edição da Revista Móin-Móin, na qual Paulo Balardim, um dos diretores da Cia Caixa do Elefante, integra o Conselho Editorial. Paulo e Carolina Garcia, atriz da Cia, estarão presentes na solenidade.
O tema da Edição é Memórias do Teatro de Bonecos Brasileiro. Trata da memória de artistas que dedicam suas vidas a esta arte e trabalham com as diferentes manifestações do que nós no Brasil denominamos de Teatro de Bonecos, Teatro de Formas Animadas ou Teatro de Animação.
De acordo com Nini Beltrame (editor da Revista) estão reunidos textos sobre o percurso de 12 artistas: Ana Maria Amaral, Ângela Belfort, Antônio Carlos Sena, Clorys Daly, Fernando Augusto Gonçalves Santos, Humberto Braga, Ilo Krugli, Lúcia Coelho, Marcos Ribas, Maria do Carmo Vivacqua Martins – Madu, Olga Romero, Tácito Borralho. Decidiu-se também pela inclusão de um texto especial sobre a história do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste Brasileiro com destaque para impressões de artistas sobre as origens da brincadeira e as memórias de seus próprios percursos.
SOBRE A REVISTA MÓIN-MÓIN:
A Móin-Móin é uma Revista acadêmica publicada pela Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul – SCAR e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Seu principal objetivo é divulgar estudos sobre as diferentes linguagens que integram o campo do Teatro de Formas Animadas: teatro de bonecos, teatro de sombras, teatro de objetos, teatro de máscaras. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para a formação profissional de estudantes de teatro, professores, artistas de teatro e público em geral; estimular a reflexão e ampliar os conhecimentos sobre estas artes.
Em cada edição a Revista reúne artigos de artistas e pesquisadores brasileiros e de diversos países procurando privilegiar diferentes olhares sobre um tema. Portanto, é uma publicação monotemática em que cada número é dedicado a um assunto específico sobre Teatro de Marionetes. A escolha de cada assunto é efetuada pelos editores e membros do Conselho Editorial. Estes são temas:
Móin-Móin N. 1 – O Ator no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.2 – Tradição e Modernidade no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.3 – Teatro de Bonecos Popular Brasileiro
Móin-Móin N.4 – Teatro de Formas Animadas Contemporâneo
Móin-Móin N.5 - Teatro de Formas Animadas e suas Relações com as Outras Artes
Móin-Móin N.6 – Formação Profissional no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.7 – Cenários da criação no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.8 – Dramaturgias no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.9 – Teatro de Sombras
Móin-Móin N.´10 – Encenação Teatral
Móin-Móin N.11 – Teatro de Títeres na América Latina
Móin-Móin N.12 – Visualidades no Teatro de Formas Animadas
Móin-Móin N.13 – Memórias do Teatro de Bonecos Brasileiro
Sua distribuição é gratuita e pode ser obtida gratuitamente nas versões impressa e digital. O acesso pode ser feito pelo endereço: http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.html ou no blog www.teatrodeanimacao.wordpress.com
Os pedidos de edições impressas dirigir-se a:
Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul - SCAR
Rua Jorge Czerniewicz, 160.
Bairro Czerniewicz
CEP: 89255-000 - Jaragua do Sul – SC - Brasil
Fone/Fax (47) 3275-2477 - Fone (47) 3275-2670
(É preciso que o solicitante pague o frete ou taxas de correios.)