Está acontecendo no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter (RS), o intercâmbio das companhias Caixa do Elefante, Muovere e o Grupo Lab, as duas últimas com pesquisa em dança. A intenção do encontro é compartilhar experiências, práticas e ideias a partir de reflexões sobre o corpo do ator/bailarino como produtor de sentidos na cena e os diferentes modos de se manifestar como presença ou ausência. A temática integra a pesquisa de linguagem cênica da Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos para a montagem de “Ponto de Fuga”, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2016. Tanto o intercâmbio como o novo espetáculo fazem parte do Projeto Caixa do Elefante 25 anos, patrocinado pelaPetrobras.
Na pauta está a investigação do objeto como corpo, do corpo como objeto e a aproximação dos conceitos de corpo marionetizado que emergiram na cena teatral no início do século 20. A dinâmica do encontro aposta em exercícios práticos para estimular reflexões e debates. Cada grupo propõe uma aula de três horas e, ao final, serão discutidas as percepções do trabalho realizado.
GRUPO LAB – grupo multidisciplinar formado por profissionais e amantes da dança Contato Improvisação (C.I) em Porto Alegre, desenvolve pesquisas na área, aulas e JAM's. No estudo, na prática e na continuidade de suas abordagens, encontra um modo de relacionar questões, suas interseções com outras áreas artísticas e com a vida.
MUOVERE – dança contemporânea – Criada em 1989, em Porto Alegre, com direção de Jussara Miranda, o Muovere se destaca por trabalhos marcados pelo hibridismo entre dança, teatro e literatura. As participações em eventos locais, nacionais e internacionais são constantes. “Bild”, por exemplo, é um projeto de dança contemporânea inovador, inspirado nos textos do livro "As Cidades Invisíveis", do escritor italiano Ítalo Calvino. O espetáculo contextualiza uma viagem ao inconsciente coletivo. A disposição dos bailarinos desenvolve com lirismo e força cada cena dramática. Os últimos projetos são "Aventuras", espetáculo também baseado em obra de Calvino, "Beterrabas Caprichosas", “Desvio” e “Tóin”, esse último dança para bebês.
CAIXA DO ELEFANTE – Teatro de Bonecos – Fundada em 1991, em Porto Alegre, a Caixa do Elefante Teatro de Bonecos é uma das companhias mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional. Suas premiadas montagens, direcionadas ao público infantil e adulto, já percorreram países da Europa, América do Norte e América do Sul. Ao longo de sua existência, acumula experiência na construção de bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias e programas televisivos. Desde 2006, como associação cultural produz e difunde espetáculos teatrais; faz pesquisa em teatro de animação; promove ações de integração comunitária, como cursos, oficinas e palestras; e colabora com a formação de público e de artistas profissionais.
A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.