Currículos dos Integrantes

 

MÁRIO DE BALLENTTI

Fundador da companhia Caixa do Elefante e natural de Rio Grande/RS, radicou-se em Porto Alegre a partir da década de 80, onde iniciou seu treinamento de ator com o grupo Pés na Terra, sob a direção de Maurício Guzinski e sob orientação de Nair D'agostini. 

Participou de espetáculos da Cia. Etceteratral (RS), sob a direção de Nestor Monastério e também atuou também no Grupo Depósito de Teatro (RS), sob a direção de Roberto Oliveira. 

Em sua formação, figura a Oficina de Direção coordenada por Margareta Nicolescu e a Oficina Cenografia, Espaço e Imagem, com Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo (MG), ambas no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994). Destaca-se também o workshop com a equipe do Canal +, em Charleville-Mézières (França), a oficina Teatro de Figuras, com o italiano Massimo Schuster, o Curso de Clown, na École Philippe Gaulier e o estágio de Training Back Stage, no musical Miss Saigon (Theatre Royal Drury Lane), ambos em Londres, além do curso Poética de la Cosa, com Maurício Kartun, na Casa de las Sirenas, em Sevilha (Espanha) e do estágio com a cia. francesa Houdart-Heuclin, sob direção de Dominique Houdart.

Atuou como manipulador em vários programas de televisão, entre eles: Pandorga (TVE/RS), A Turma do Arrepio (Rede SBT/MANCHETE), TV Colosso (Rede Globo) e programas educativos da TV FUTURA. 

Manipulando o boneco Abelardo, apresentou-se em diversos festivais internacionais na Europa, América do Norte e América Latina. Atualmente interpreta o mestre de cerimônias do festival SESI Bonecos do Brasil/Mundo, apresentando-se em todas as capitais do país.

 

VIVIANA SCHAMES

Atriz gaúcha licenciada em Teatro pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), desenvolve trabalhos com a Companhia Caixa do Elefante desde o mesmo ano.

Ao longo de sua trajetória artística, participou de diversos festivais nacionais de teatro com espetáculos, intervenções urbanas e atividades de intercâmbio com grupos de outras regiões do país.   Realizou cursos de mimo corpóreo com Thomas Leabhart e Leela Alaniz, dança com Frey Faust (Axis Sylabus), Eva Schul, Didi Pedone, Alessandro Rivellino (Contato Improvisação), Dani Lima, Valeria Monan (Afro), Alito Alessi (Dance Ability), treinamento para ator com Jesser Souza (Lume), clown com Luciane Olendski, Jango Edwards e Ricardo Puccetti. 

Em suas pesquisas trabalha em parceria com artistas advindos de diferentes áreas que se propõem a dialogar com quebra das fronteiras entre as artes, utilizando-se da hibridização entre a música, cinema, fotografia, performance, literatura, dança, exploração de espaços urbanos não convencionais para suas criações. Recebeu o Prêmio Histórias Curtas de Melhor Atriz (2008) com o curta “Céu Azul”.    Atualmente compõe o elenco do espetáculo "A Tecelã",  da Caixa do Elefante, com o qual realizou apresentações por todo o Brasil, através dos projetos Palco Giratório (SESC) e Miriam Muniz (FUNARTE) de Circulação, além de circular internacionalmente no Ano do Brasil em Portugal, em Coimbra (2013) e Fringe Edinburgh, na Escócia (2013).

Também atuou no espetáculo internacional “Todo lo que esta a mi lado” (2014), no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), durante o Festival Cena Brasil Internacional.

 

DIEGO KURTZ

Atua profissionalmente com teatro de bonecos desde 1997 quando fundou a Cia Bonecos da Gente. Em sua produção artística esta presente a figura humana, a poesia, a saúde e a cultura popular. Participou do grupo De Pernas Pro Ar de 2008-2014 no espetáculo “Mira”. Atualmente integra o grupo Caixa do Elefante como ator/manipulador no espetáculo “Bom Pra Cachorro". Está na fase de conclusão de Mestrado Profissional com pesquisa em teatro de animação com objetos hospitalares. Principais participações como ator/manipulador: 2015- 8° FENATIFS – BA. 2014 – Circuito SESC das artes – SP (com o Grupo de Pernas Pro ar). 2009 - 21° Festival Internacional de Teatro de Bonecos – Canela/RS. 2008 - 20° Festival Internacional de Teatro de Bonecos – Canela/RS. 2007 - 53ª. Feira do Livro de Porto Alegre. 2004 - 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos - Porto Alegre/RS. 2003 - Fórum de Cidades Periféricas/Nanterre/FR.

 

MARCOS NICOLAIEWSKY

Investigando o Teatro de Animação desde 2006, estudou com a Cia. Caixa do Elefante (RS), Giramundo (MG), Catibrum (MG), Fernan Cardama (Espanha), entre outros. Trabalhou junto à Cia. PeQuod Teatro de Animação entre 2009 e 2012, tendo atuado no primeiro ano como ator-manipulador no espetáculo Filme Noir, no ano seguinte participou da confecção dos bonecos de Marina e Marina, A Sereiazinha, este último, ganhador de 5 prêmios Zilka Salaberry de Teatro Infantil, inclusive o prêmio especial pelos bonecos. Em 2011, se apresentou em Portugal com o espetáculo Sangue Bom, também da Cia. PeQuod. Nesse mesmo ano, trabalhou na confecção dos bonecos para os espetáculos O Homem que Amava Caixas da Cia. Artesanal, Leonardo - O Pequeno Gênio Da Vinci, dirigido por Ivan Fernandes, e Era uma vez... Grimm de José Mauro Brant e Tim Rescala. Em 2012 trabalhou na montagem d'A Tempestade da Cia. PeQuod, para a qual confeccionou os objetos de manipulação. Em dezembro mudou-se para Porto Alegre e desde 2013 vem colaborando com a Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.