Intercâmbio reúne as companhias Caixa do Elefante (teatro) Muovere (dança) e Grupo Lab (dança)

02.05.2015

 

Está acontecendo no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter (RS), o intercâmbio das companhias Caixa do Elefante, Muovere e o Grupo Lab, as duas últimas com pesquisa em dança. A intenção do encontro é compartilhar experiências, práticas e ideias a partir de reflexões sobre o corpo do ator/bailarino como produtor de sentidos na cena e os diferentes modos de se manifestar como presença ou ausência.  A temática integra a pesquisa de linguagem cênica da Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos para a montagem de “Ponto de Fuga”, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2016. Tanto o intercâmbio como o novo espetáculo fazem parte do Projeto Caixa do Elefante 25 anos, patrocinado pelaPetrobras.

Na pauta está a investigação do objeto como corpo, do corpo como objeto e a aproximação dos conceitos de corpo marionetizado que emergiram na cena teatral no início do século 20. A dinâmica do encontro aposta em exercícios práticos para estimular reflexões e debates.  Cada grupo propõe uma aula de três horas e, ao final, serão discutidas as percepções do trabalho realizado.

GRUPO LAB – grupo multidisciplinar formado por profissionais e amantes da dança Contato Improvisação (C.I) em Porto Alegre, desenvolve pesquisas na área, aulas e JAM's. No estudo, na prática e na continuidade de suas abordagens, encontra um modo de relacionar questões, suas interseções com outras áreas artísticas e com a vida.

MUOVERE – dança contemporânea – Criada em 1989, em Porto Alegre, com direção de Jussara Miranda, o Muovere se destaca por trabalhos marcados pelo hibridismo entre dança, teatro e literatura. As participações em eventos locais, nacionais e internacionais são constantes. “Bild”, por exemplo, é um projeto de dança contemporânea inovador, inspirado nos textos do livro "As Cidades Invisíveis", do escritor italiano Ítalo Calvino. O espetáculo contextualiza uma viagem ao inconsciente coletivo. A disposição dos bailarinos desenvolve com lirismo e força cada cena dramática. Os últimos projetos são "Aventuras", espetáculo também baseado em obra de Calvino, "Beterrabas Caprichosas", “Desvio” e “Tóin”, esse último dança para bebês.

CAIXA DO ELEFANTE – Teatro de Bonecos – Fundada em 1991, em Porto Alegre, a Caixa do Elefante Teatro de Bonecos é uma das companhias mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional. Suas premiadas montagens, direcionadas ao público infantil e adulto, já percorreram países da Europa, América do Norte e América do Sul.  Ao longo de sua existência, acumula experiência na construção de bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias e programas televisivos. Desde 2006, como associação cultural produz e difunde espetáculos teatrais; faz pesquisa em teatro de animação; promove ações de integração comunitária, como cursos, oficinas e palestras; e colabora com a formação de público e de artistas profissionais.

A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.

Últimas
05.09
2021
NUCLEO DE ANIMATRÔNICOS DA CAIXA DO ELEFANTE
NÚCLEO DE ANIMATRÔNICOS DA CAIXA DO ... Leia+
01.04
2017
Nova temporada do espetáculo “Bom pra Cachorro”
Caixa do Elefante estreia temporada do espetáculo “Bom pra Cachorro” As ... Leia+
04.04
2017
Abertura da Exposição NOSOCRÔNICAS
Poemas Visuais inspirados em objetos hospitalares A exposição criada pelo ... Leia+
26.11
2016
O 36º episódio da websérie Na Trilha do Elefante mostra momentos marcantes do Projeto de manutenção da Cia com patrocínio da PETROBRAS
Neste episódio são apresentadas as imagens marcantes do processo da companhia Caixa ... Leia+