Cia Caixa do Elefante promove a OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional O workshop, gratuito, será ministrado pela atriz Carolina Garcia em Florianópolis

06.03.2015

Carolina Garcia

Cia Caixa do Elefante promove a OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional.

A Cia Caixa do Elefante, patrocinada pela Petrobras, abre inscrições para a Oficina ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional. A oficina será ministrada pela atriz Carolina Garcia, de 18 a 20 de março no Centro de Artes (CEART/UDESC) em Florianópolis (SC).

Carolina vai aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua residência artística em Paris, em novembro de 2014. Neste período, a atriz realizou as atividades de formação e intercâmbio promovidas pelo Ministério da Cultura, através do EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – INTERCÂMBIOS, no qual participou do programa de capacitação e aperfeiçoamento artístico e profissional do ThéâtreduMouvement, dirigido por Claire Heggen e Yves Marc, e cursou os estágios profissionais "Dramaturgiegestuelle" e " Corpsobjets et manipulation”.

O conteúdo da oficina é pautado no treinamento físico do ator, com vistas a desenvolver técnicas de aquecimento, alongamento, coordenação motora e procedimentos dissociativos do corpo, partindo do conhecimento proprioceptivo do corpo do ator e do trabalho relacional para o jogo entre os elementos de cena e a presença do ator.

Durante os encontros serão exploradas as noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados através da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado: contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco.

Também serão estudadas técnicas de animação com a finalidade de provocar a ilusão de vida no objeto inanimado. Dentre essas técnicas, foco e condução de atenção, ponto fixo, eixo do corpo do ator, eixo do corpo do boneco, dissociação de movimentos, economia de meios, triangulação, nível/altura do boneco, peso e contrapeso, elaboração de partituras de ação, sincronicidade voz/movimento, qualidades energéticas, intencionalidade.

O curso é voltado a artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadores.

As inscrições para a oficina são gratuitas através do e-mail: caixadoelefante@gmail.com

SERVIÇO:

DATAS: 18 a 20 de Março de 2015 (quarta a sexta)

HORÁRIOS: das 18h30 às 22h

LOCAL: CEART/UDESC - Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis, SC

PÚBLICO: artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadores

CARGA HORÁRIA: 10 horas/aula (divididas em 3 dias)

FAIXA ETÁRIA: a partir de 15 anos

 

A Cia Caixa do Elefante é patrocinada pela PETROBRAS.

Últimas
24.09
2023
BOM PRA CACHORRO ESTREIA NO TEATRO OFICINA NO MULTIPALCO
Cia Caixa do Elefante apresentaBom pra cachorro - O Espetacular Circo Theatro do AbelardoDe 05 a 27 ... Leia+
24.09
2023
ESTREIA DO BOM PRA CACHORRO NO TEATRO OFICNA DO MULTIPALCO
Cia Caixa do Elefante apresentaBom pra cachorro - O Espetacular Circo Theatro do AbelardoDe 05 a 27 ... Leia+
09.06
2023
CUCO EM NOVA TEMPORADA NA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA
Espetáculo para bebês retorna em nova temporada na Casa de Cultura Mario Quintana ... Leia+
08.08
2022
Espetáculo para bebês retorna em nova temporada na Casa de Cultura Mario Quintana ago/2022
A Cia Caixa do Elefante, em parceria com o pedagogo Paulo Fochi, apresenta o resultado de uma ... Leia+