Cia Caixa do Elefante promove a OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional O workshop, gratuito, será ministrado pela atriz Carolina Garcia em Florianópolis

06.03.2015

Carolina Garcia

Cia Caixa do Elefante promove a OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional.

A Cia Caixa do Elefante, patrocinada pela Petrobras, abre inscrições para a Oficina ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional. A oficina será ministrada pela atriz Carolina Garcia, de 18 a 20 de março no Centro de Artes (CEART/UDESC) em Florianópolis (SC).

Carolina vai aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua residência artística em Paris, em novembro de 2014. Neste período, a atriz realizou as atividades de formação e intercâmbio promovidas pelo Ministério da Cultura, através do EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – INTERCÂMBIOS, no qual participou do programa de capacitação e aperfeiçoamento artístico e profissional do ThéâtreduMouvement, dirigido por Claire Heggen e Yves Marc, e cursou os estágios profissionais "Dramaturgiegestuelle" e " Corpsobjets et manipulation”.

O conteúdo da oficina é pautado no treinamento físico do ator, com vistas a desenvolver técnicas de aquecimento, alongamento, coordenação motora e procedimentos dissociativos do corpo, partindo do conhecimento proprioceptivo do corpo do ator e do trabalho relacional para o jogo entre os elementos de cena e a presença do ator.

Durante os encontros serão exploradas as noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados através da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado: contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco.

Também serão estudadas técnicas de animação com a finalidade de provocar a ilusão de vida no objeto inanimado. Dentre essas técnicas, foco e condução de atenção, ponto fixo, eixo do corpo do ator, eixo do corpo do boneco, dissociação de movimentos, economia de meios, triangulação, nível/altura do boneco, peso e contrapeso, elaboração de partituras de ação, sincronicidade voz/movimento, qualidades energéticas, intencionalidade.

O curso é voltado a artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadores.

As inscrições para a oficina são gratuitas através do e-mail: caixadoelefante@gmail.com

SERVIÇO:

DATAS: 18 a 20 de Março de 2015 (quarta a sexta)

HORÁRIOS: das 18h30 às 22h

LOCAL: CEART/UDESC - Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis, SC

PÚBLICO: artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadores

CARGA HORÁRIA: 10 horas/aula (divididas em 3 dias)

FAIXA ETÁRIA: a partir de 15 anos

 

A Cia Caixa do Elefante é patrocinada pela PETROBRAS.

Últimas
05.09
2021
NUCLEO DE ANIMATRÔNICOS DA CAIXA DO ELEFANTE
NÚCLEO DE ANIMATRÔNICOS DA CAIXA DO ... Leia+
01.04
2017
Nova temporada do espetáculo “Bom pra Cachorro”
Caixa do Elefante estreia temporada do espetáculo “Bom pra Cachorro” As ... Leia+
04.04
2017
Abertura da Exposição NOSOCRÔNICAS
Poemas Visuais inspirados em objetos hospitalares A exposição criada pelo ... Leia+
26.11
2016
O 36º episódio da websérie Na Trilha do Elefante mostra momentos marcantes do Projeto de manutenção da Cia com patrocínio da PETROBRAS
Neste episódio são apresentadas as imagens marcantes do processo da companhia Caixa ... Leia+