Quem somos

Fundada em 1991, em Porto Alegre/RS, a Caixa do Elefante – Teatro de Bonecos – é uma das companhias de teatro mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional.
Suas premiadas montagens, direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto, já percorreram todos os estados brasileiros e diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul, representando e valorizando, em cada um deles, a essência de nossa autêntica cultura.
Ao longo de sua existência, acumulou vasta experiência na construção de bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias e programas televisivos.
Desde 2006 atua como Associação Cultural, produzindo e difundindo, além de espetáculos teatrais, pesquisas em Teatro de Animação, promovendo ações de integração comunitária, tais como cursos, oficinas e palestras e colaborando com a formação de público e de artistas profissionais.
Entre seus valores, estão presentes a ética, o comprometimento, a responsabilidade social, a excelência artística e criativa e o empreendedorismo e inovação.

GILMAR DAL’OSTO ROSSA (GILMAR ROSSA)
Presidente
Presidente da Caixa do Elefante desde 2024, é advogado, escritor de projetos culturais, técnico e operador de som.
- Presidente do Instituto Recriar, entidade de direitos humanos, desde 2000
- Assessor jurídico
- Jardineiro e cuiqueiro nas horas vagas.

GREICE ADRÉA DA CUNHA (GREICE CUNHA)
Secretária
Professora, produtora cultural e escritora de projetos.
- Formada em Letras, professora de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa.
- Escritora de projetos culturais para grupos teatrais
- Produtora dos espetáculos da Caixa do Elefante e do Grupo Mosaico Cultural
- Assistente de produção onde precisar

MÁRIO DE BALLENTTI
Tesoureiro
Ator, bonequeiro, cenógrafo, diretor e pesquisador de Teatro de Animação desde 1980. Fundador da companhia Caixa do Elefante, iniciou seu treinamento de ator com o grupo Pés na Terra, sob a direção de Maurício Guzinski e sob orientação de Nair D’agostini. Participou de espetáculos da Cia. Etceteratral (RS), sob a direção de Nestor Monastério e também atuou também no Grupo Depósito de Teatro (RS), sob a direção de Roberto Oliveira. Em sua formação, figura a Oficina de Direção coordenada por Margareta Nicolescu e a Oficina Cenografia, Espaço e Imagem, com Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo (MG), ambas no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994). Destaca-se também o workshop com a equipe do Canal +, em Charleville-Mézières (França), a oficina Teatro de Figuras, com o italiano Massimo Schuster, o Curso de Clown, na École Philippe Gaulier e o estágio de Training Back Stage, no musical Miss Saigon (Theatre Royal Drury Lane), ambos em Londres, além do curso Poética de la Cosa, com Maurício Kartun, na Casa de las Sirenas, em Sevilha (Espanha) e do estágio com a companhia francesa Houdart-Heuclin, sob direção de Dominique Houdart.

LUCAS FREITAS BOURSCHEID
Conselho Fiscal
Consultor/Tradutor/Intérprete de Libras e surdo. Graduado em tradução e interpretação de Libras pelo Instituto de Educação e Ensino de Libras de Natal/RN e em Gestão de Recursos Humanos Fundação Educacional Machado de Assis de Santa Rosa/RS. Instrutor de Libras no Colégio La Salle de Canoas/RS. Participou da Parada Sustentável 2021 de Porto Alegre com o vídeo de libras Poética na Ponte do Largo dos Açorianos. Assistente de direção do espetáculo Cuco – A linguagem dos bebês no teatro. Ministrou a Oficina O teatro de Shakespeare, no 29º Porto Alegre em Cena, e a Língua Brasileira de Sinais, na PUCRS. Atuou no premiado curta-metragem Romeu e Julieta, em Libras, da diretora Adriana Somacal.

CARMEN LÚCIA DOS REIS LIMA
Conselho Fiscal
Formada em Pedagogia, trabalha como educadora, mediadora de leitura e oficineira em escolas de ensino estaduais. Atua no Coletivo de Arte Bando de Brincantes como atriz, bonequeira e brincante. Integra os grupos Contadores de Histórias da Feira de Porto Alegre, Sopapo Poético, Ponto Negro da Poesia e o Coletivo de Poesia Mulheres Negras com poemas autorais. Atuou como bonequeira no Programa Pandorga da TVE.

GABRIEL DIAS MARTINS
Conselho Fiscal
Formado pela Escola Nacional de Circo como bolsista da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE – (2011/2012) e licenciado em Educação Física pela UFRGS (2016) com o trabalho de conclusão intitulado “Trajetória de um artista malabarista: pensando a formação circense em Porto Alegre”. Como artista criador desenvolve pesquisas artísticas no campo do Circo contemporâneo e na intersecção dessa linguagem com a Dança e a performance. Foi curador de 2017 a 2019 do projeto de Circo chamado Cirquintana da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre/RS, um dos maiores centros culturais do RS.