Unindo ilusionismo, vídeo, dança e teatro de animação, o espetáculo é inspirado em mitos que envolvem a tecelagem: Uma tecelã com o poder de transformar seus desejos em realidade e, através do ato criativo, vencer a solidão de seus dias.
Para apresentar a história da mulher capaz de materializar seu universo imaginário, a produção aposta na combinação de linguagens, sem perder o clima intimista. As cenas vão se alinhavando como um sonho, perpassadas por uma belíssima trilha original composta por Nico Nicolaiewsky.
Gênero: Teatro de Animação, vídeo e ilusionismo.
Duração: 50 minutos
Classificação etária: livre
PALCO ITALIANO – Caixa Preta
Boca de cena (medida ideal e medida mínima): 10 m - 7m ( Minima)
Largura (medida ideal e medida mínima): 10 m – 7m (mínima)
Urdimento (medida ideal e medida mínima): 7M – 4m( mínimo)
Profundidade (medida ideal e medida mínima): 12M
Ciclorama, rotunda e linólio pretos.
Direção, cenografia e dramaturgia: Paulo Balardim
Direção musical e trilha original: Nico Nicolaiewsky
Assessoria para efeitos especiais de ilusionismo: Eric Chartiot
Elenco: Carolina Garcia, Rita Spier e Viviana Schames
Construção de bonecos e silhuetas de sombra: Caixa do Elefante, Alice Ribeiro e Rita Spier
Cenotécnica: Juliano Rossi e Daniel Fetter
Figurinos: Margarida Rache, Rita Spier
Iluminação: Bathista Freire e Daniel Fetter
Produção de Vídeos: Beterraba Filmes
Manipulação de Imagens em Vídeo e operação de som: Zé Derly
Operador de luz: Andres Tissier
Coordenação de produção: Carolina Garcia
Produção Executiva: Fabiana Lazzari
"...Tudo isso transforma os cerca de 50 minutos de duração do espetáculo num sonho absolutamente inesquecível, que a gente gostaria de sonhar de novo tão logo a cortina do palco se fecha e as pessoas começam a aplaudir, entusiasmadas. Eis aqui um autêntico trabalho de (re)criação teatral, em que, à sensibilidade do texto soube corresponder a sensibilidade de quem conhece a gramática das artes cênicas, e sabe, como a escritora, sonhar com imagens: uma, pelas palavras; o outro, pelos movimentos." Antonio Holfeldt - crítico teatral , escritor e dramaturgo
"Com direção de Paulo Balardim, A Tecelã é um trabalho cuidadoso que combina diversas linguagens: em uma performance de dupla dificuldade, Carolina Garcia interpreta a personagem-título e contracena com um boneco manipulado por ela mesma — por vezes com a parceria de Valquíria Cardoso e Viviana Schames. Aqui e ali a encenação é pontuada por técnicas de ilusionismo e projeções em vídeo, criando um espetáculo no qual o arcaico e o moderno se unem em um conjunto orgânico, de rara sensibilidade." Fabio Prikladnicki - jornalista da Zero Hora- Porto Alegre/RS
"Um espetáculo mágico entre o ilusionismo e teatro de animação, fez o público do teatro municipal sair sem ar de tanta emoção proporcionada pela montagem de “A TECEL”, dirigida por Paulo Balardim. Três atrizes em cenas se transformavam em uma única pessoa em um profundo poder de transformar os sonhos. A combinação de linguagem com boneco, dança, vídeo, teatro, mágica e ilusionismo deu um clima único ao público que aplaudiu de pé o elenco por alguns minutos." Organização do FITA 2013. http://www.fita.art.br/ultimas.htm#magmun
Outras críticas:
Críticas do Festival de Edimburgo:
http://totaltheatre.org.uk/caixa-do-elefante-the-weaver/
http://ed.thestage.co.uk/rewiews/1869
http://sgfringe.com/category/genres/theatre/the-weaver/
Crítica de Lionel Fischer/RJ- http://lionel-fischer.blogspot.com/2011/07/teatrocritica-tecela.html
Crítica de Antônio Holfeldt/RS - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=29546
Fábio Prikladnicki - http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/segundocaderno/19,1027,3276385,A-Tecela-encerra-temporada-combinando-tecnicas-antigas-e-modernas.html
Entrevista com o diretor:
http://wp.clicrbs.com.br/quartaparede/tag/a-tecela/?topo=13,1,1,,,13
Reportagem de estreia:
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