SINOPSE: PRÓLOGO PRIMEIRO

Tendo sua estreia e turnê nacional realizada em 2016, o espetáculo Prólogo Primeiro utiliza textos de Edward Gordon Craig, montados pela primeira vez no Brasil, cinquenta anos após a morte deste controvertido diretor, dramaturgo, cenógrafo e teórico teatral que revolucionou o século XX com o seu “teatro do futuro” e sua teoria do “über-marionette”.  A mescla do simbólico, do paródico e do místico presente em sua obra são apresentados de forma leve, fazendo refletir sobre a presença do ator em cena e também sobre diferentes modos de relacionar-se com o outro e com o mundo.


CARACTERÍSTICAS

Intermeando os textos, quadros que discutem a presença visível do ator em relação com o boneco como uma amplificação semiológica, reduplicando as metáforas. Não apenas o boneco está preso ao ator-animador, mas este também está conectado com boneco, gerando uma vasta cadeia de significações. Neste paradoxo, a possibilidade de um relacionamento não hierarquizado, horizontalizado, onde os partícipes dialogam também com o espaço. Na justaposição/sobreposição do corpo vivo do ator com o corpo inanimado imaginado vivo, temos a manifestação de sensibilidades que estimulam a percepção da liberdade e que discutam a autonomia dos corpos ante a presença do ator em cooperação com o boneco: Um corpo marionetizado; um boneco humanizado; um “entre lugares” que opera metaficcionalmente e provoca estranhamentos.


FICHA TÉCNICA

direção e concepção visual Paulo Balardim assistência de direção e pesquisa de cena Carolina Garcia elenco Viviana Schames  e Renato Turnes texto Edward Gordan Craig tradução/adaptação Carolina Garcia, Paulo Balardim e Viviana Schames músicas Antonio Vivaldi, René Aubry  e Nino Rota cenotécnica e confecção de bonecos  Marcos Nicolaiewsky e Paulo Balardim  assistentes de cenotécnica e bonecos Carolina Garcia, Gabriel Velasquez, Viviana Schames, Paulo Nazareno, Sonia Velloso (Esha) soldas e estrutura de alumínio João Rosa figurinos Sonia Velloso (Esha) costuras Sonia Velloso (Esha) e Dona Rosa operação de luz Luana Pasquimell operação de áudio e vídeo José Derly transporte de cenário  Cena em Trânsito–Hilário Fonseca assessoria de imprensa  Bianca Senna e Paula Catunda criação gráfica Clemente Design fotografias Gisele Knutez produção de vídeos  Zapata filmes  edição de vídeos Alberto Arango coordenadora  de produção Carolina Garcia Marques produção executiva projeto Petrobras Fabiana Lazzari produção e logística da turnê Luanda Wilk assistência de produção Gisele Knutez 

CRÍTICA

"A beleza plástica das cenas com ênfase na linguagem corporal e a metáfora da relação do homem com o boneco, do objeto animado com o objeto inanimado, do criador com a criatura, tema este que parece costurar todas as esquetes ou atos do texto, é inegável. 

Viviane e Renato estão muito bem na poética coreografia que desenham no palco, ora entrando, ora saindo dos enormes bonecos belamente confeccionados por Marcos Nicolaiewsky e Paulo Balardim. A forma como acontece o relacionamento dos atores com os bonecos remete à descoberta de si e do próprio corpo, quando os bonecos parecem ir descobrindo a capacidade de movimentação dos seus membros antes inertes."

(Vivian Pizzinga / site ambrosia.com.br / 10 out 2016 )

APOIO

Patrocínio: Petrobras