SINOPSE: A Tecelã

Unindo ilusionismo, vídeo, dança e teatro de animação, o espetáculo é inspirado em mitos que envolvem a tecelagem: Uma tecelã com o poder de transformar seus desejos em realidade e, através do ato criativo, vencer a solidão de seus dias.

Para apresentar a história da mulher capaz de materializar seu universo imaginário, a produção aposta na combinação de linguagens, sem perder o clima intimista. As cenas vão se alinhavando como um sonho, perpassadas por uma belíssima trilha original composta por Nico Nicolaiewsky.

 

Gênero: Teatro de Animação, vídeo e ilusionismo.

Duração: 50 minutos

Classificação etária: livre

CARACTERÍSTICAS

PALCO ITALIANO – Caixa Preta

Boca de cena (medida ideal e medida mínima): 10 m - 7m ( Minima)

Largura (medida ideal e medida mínima): 10 m – 7m (mínima)

Urdimento (medida ideal e medida mínima): 7M – 4m( mínimo)

Profundidade (medida ideal e medida mínima): 12M

Ciclorama, rotunda e linólio pretos.

FICHA TÉCNICA

Direção, cenografia e dramaturgia: Paulo Balardim

Direção musical e trilha original: Nico Nicolaiewsky

Assessoria para efeitos especiais de ilusionismo: Eric Chartiot

Elenco: Carolina Garcia, Rita Spier e Viviana Schames

Construção de bonecos e silhuetas de sombra: Caixa do Elefante, Alice Ribeiro e Rita Spier

Cenotécnica: Juliano Rossi e Daniel Fetter

Figurinos: Margarida Rache, Rita Spier

Iluminação: Bathista Freire e Daniel Fetter

Produção de Vídeos: Beterraba Filmes

Manipulação de Imagens em Vídeo e operação de som: Zé Derly

Operador de luz: Andres Tissier

Coordenação de produção: Carolina Garcia

Produção Executiva: Fabiana Lazzari

CRÍTICA

"...Tudo isso transforma os cerca de 50 minutos de duração do espetáculo num sonho absolutamente inesquecível, que a gente gostaria de sonhar de novo tão logo a cortina do palco se fecha e as pessoas começam a aplaudir, entusiasmadas. Eis aqui um autêntico trabalho de (re)criação teatral, em que, à sensibilidade do texto soube corresponder a sensibilidade de quem conhece a gramática das artes cênicas, e sabe, como a escritora, sonhar com imagens: uma, pelas palavras; o outro, pelos movimentos." Antonio Holfeldt - crítico teatral , escritor e dramaturgo

"Com direção de Paulo Balardim, A Tecelã é um trabalho cuidadoso que combina diversas linguagens: em uma performance de dupla dificuldade, Carolina Garcia interpreta a personagem-título e contracena com um boneco manipulado por ela mesma — por vezes com a parceria de Valquíria Cardoso e Viviana Schames. Aqui e ali a encenação é pontuada por técnicas de ilusionismo e projeções em vídeo, criando um espetáculo no qual o arcaico e o moderno se unem em um conjunto orgânico, de rara sensibilidade." Fabio Prikladnicki - jornalista da Zero Hora- Porto Alegre/RS

"Um espetáculo mágico entre o ilusionismo e teatro de animação, fez o público do teatro municipal sair sem ar de tanta emoção proporcionada pela montagem de “A TECEL”, dirigida por Paulo Balardim. Três atrizes em cenas se transformavam em uma única pessoa em um profundo poder de transformar os sonhos. A combinação de linguagem com boneco, dança, vídeo, teatro, mágica e ilusionismo deu um clima único ao público que aplaudiu de pé o elenco por alguns minutos." Organização do FITA 2013. http://www.fita.art.br/ultimas.htm#magmun

 

Outras críticas:

Críticas do Festival de Edimburgo:

http://totaltheatre.org.uk/caixa-do-elefante-the-weaver/

http://ed.thestage.co.uk/rewiews/1869

http://sgfringe.com/category/genres/theatre/the-weaver/

Crítica de Lionel Fischer/RJ- http://lionel-fischer.blogspot.com/2011/07/teatrocritica-tecela.html

Crítica de Antônio Holfeldt/RS - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=29546

Fábio Prikladnicki - http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/segundocaderno/19,1027,3276385,A-Tecela-encerra-temporada-combinando-tecnicas-antigas-e-modernas.html 

Entrevista com o diretor:

 http://wp.clicrbs.com.br/quartaparede/tag/a-tecela/?topo=13,1,1,,,13

Reportagem de estreia:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2904040.xml&template=3898.dwt&edition=14694 

APOIO

.