FAZENDO ARTE

Sobre o Curso:

A cada encontro circularemos por atividades relacionadas a diferentes áreas das artes.  A oficina “Fazendo Arte” abre um espaço de exploração que passa pelo Teatro, Dança, Circo, Música, Artes Plásticas e Culinária e Jardinagem. Todas as dinâmicas visam o reconhecimento do potencial individual e a integração dos alunos como coletivo. Serão abordadas propostas como: jogos teatrais, modelagem em argila com torno, criação de bonecos a partir de sucata, plantar e colher, atividades circenses e percussão corporal.

Material necessário para o curso:

Sucata, Massinha de Modelar, Tecidos, Ingredientes para Biscoito que será confeccionado pelos oficieneiros, Argila, Lanterna, Papel Cartão, Maquiagem para Teatro.

É importante que os oficineiros usem roupas que possam sujar, pois serão realizadas atividades com argila e tinta. 

 Espaço de trabalho:

Sala Ampla e vazia/ Pátio  com Mesa e Cadeiras

DATAS: 15, 22, 29 de Agosto e 05 de Setembro

HORÁRIOS: 10hs  – 12hs

LOCAL: Atelier Katia Schames (Rua Felipe de Oliveira 1011, Petropolis – Porto Alegre, RS)

Ministrante: Viviana Schames

Número de participantes: 10

Público: infantil

Carga horária: 12 horas/aula

Faixa etária: 06 a 9 anos

 

CURRICULO DA MINISTRANTE VIVIANA SCHAMES:

Atriz gaúcha licenciada em Teatro pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), desenvolve trabalhos com a Companhia Caixa do Elefante desde o mesmo ano.

Ao longo de sua trajetória artística, participou de diversos festivais nacionais de teatro com espetáculos, intervenções urbanas e atividades de intercâmbio com grupos de outras regiões do país.   Realizou cursos de mimo corpóreo com Thomas Leabhart e Leela Alaniz, dança com Frey Faust (Axis Sylabus), Eva Schul, Didi Pedone, Alessandro Rivellino (Contato Improvisação), Dani Lima, Valeria Monan (Afro), Alito Alessi (Dance Ability), treinamento para ator com Jesser Souza (Lume), clown com Luciane Olendski, Jango Edwards e Ricardo Puccetti. 

Em suas pesquisas trabalha em parceria com artistas advindos de diferentes áreas que se propõem a dialogar com quebra das fronteiras entre as artes, utilizando-se da hibridização entre a música, cinema, fotografia, performance, literatura, dança, exploração de espaços urbanos não convencionais para suas criações. Recebeu o Prêmio Histórias Curtas de Melhor Atriz (2008) com o curta “Céu Azul”.    Atualmente compõe o elenco do espetáculo "A Tecelã", da Caixa do Elefante, com o qual realizou apresentações por todo o Brasil, através dos projetos Palco Giratório (SESC) e Miriam Muniz (FUNARTE) de Circulação, além de circular internacionalmente no Ano do Brasil em Portugal, em Coimbra (2013) e Fringe Edinburgh, na Escócia (2013).

Também atuou no espetáculo internacional “Todo lo que esta a mi lado” (2014), no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), durante o Festival Cena Brasil Internacional.